raimundo-salles-no-Sapsan-para-sao-petersburgo Sapsan

Sapsan (Falcão-peregrino) é um comboio de alta velocidade de bitola larga (1.520mm). Os comboios são evoluções dos Velaro (da Siemens). A linha foi planejada para iniciar um serviço regular na ligação de alta velocidade entre Moscou e São Petersburgo a partir de Novembro de 2009, a uma velocidade máxima de 250 km/h (uma nova compilação de linha de alta velocidade que permitem velocidades de até 330 km /h).

No dia 19 de maio de 2006, Siemens anunciou o fornecimento de oito comboios de alta velocidade para as Ferrovias da Rússia. Os comboios, que ligam Moscou com São Petersburgo e Helsínquia, e mais tarde Moscou com “Nizhny Novgorod”, a uma velocidade máxima 250 km/h, têm como base o ICE 3 (trem de alta velocidade alemão), mas com dimensões alargadas em 330mm para 3.265 mm, isto devido as dimensões da bitola larga na Rússia. O comprimento total de cada comboio, com dez carruagens, será de 250m, e poderá transportar até 600 passageiros.

O desenvolvimento e construção foram realizados pela Siemens em Erlangen e Krefeld, na Alemanha.

Ele estabeleceu recordes para o comboio mais rápido da Rússia no dia 2 de maio de 2009, viajando a 281 km/h e no dia 7 de maio de 2009, viajando a 290 km/h.

O Sapsan direto de Moscou a São Petersburgo, sem paragens intermédias leva 3h e 40min, enquanto o trem convencional, “Flecha Vermelha”, leva 8 horas para fazer este trajeto.

Compartilhe: