Salles-na-catedral-do-cristo-salvador

A Catedral de Cristo Salvador é um templo da Igreja Ortodoxa Russa situado na cidade de Moscou. Destacam-se as suas cinco cúpulas douradas.

Esta catedral disputa com a Catedral de São Basílio o título de “principal da cidade de Moscou”, pois as principais solenidades da Igreja Ortodoxa Russa, são ali celebradas.

A Catedral de Cristo Salvador é considerada um ícone do renascimento cristão ortodoxo na Rússia. Ela é um marco na cidade, não apenas por sua grande beleza, mas também por sua história que tem início no século XIX quando, após a vitória do exército russo sobre as forças napoleônicas, o então imperador russo Alexandre I decidiu construir uma catedral em honra de seus soldados mortos.

A catedral foi inaugurada no dia 26 de maio de 1883, com a realização da coroação do imperador Alexandre III.

Durante a vigência do comunismo a igreja foi dinamitada em 1933, pois ela era considerada um símbolo do Império Czarista. Os comunistas tiveram planos de construir no local o “Palácio dos Sovietes”. Esse palácio deveria ter uma torre de 400 metros de altura e no topo dessa torre uma estátua de 98 metros do Lênin. Mas, devido a dificuldades técnicas, o projeto nunca pode ser realizado. Porém, foi decidido a construção de uma espécie de piscinão público.

Nos anos 90, após a queda da URSS, o Patriarcado de Moscou liderou um movimento para reconstrução da catedral. Após muita luta do patriarcado, com apoio da sociedade, o governo pós-comunismo apoiou a ideia. A catedral foi reinaugurada em 2000, idêntica à catedral original.

Os melhores pintores da Academia de Belas Artes da Rússia contribuíram na sua pintura. Já seus belos ícones foram pintados por monges ortodoxos.

Compartilhe: